07.10.21

CTRL > CLTR

Academy

A primeira formação em Cultura de Aprendizagem do Brasil
10 semanas | on-line e ao vivo das 18h30 às 21h

INSCREVA-SE

Aprenda como transformar sua organização em um espaço de desenvolvimento contínuo.

Participe da primeira formação em Cultura de Aprendizagem do Brasil e adquira o conhecimento, as ferramentas e as conexões necessárias para colocar o aprendizado no centro da sua organização.

Encontros on-line e ao vivo

Contato com especialistas

Conteúdo curado e ferramentas

Espaços de experimentação

Comunidade de líderes

Mentoria em grupo com Conrado Schlochauer

Cultura de Aprendizagem: o novo papel do T&D

Vamos formar o primeiro grupo brasileiro de profissionais de educação corporativa com conhecimento prático e profundo em Cultura de Aprendizagem. Faça parte dele.

Para quem

Líderes, gestores e executivos de RH que:

_sentem que o modelo atual de treinamento e desenvolvimento não responde a desafios reais

_querem garantir que suas organizações sejam capazes de acompanhar o ritmo acelerado de mudança do mundo

_desejam reter talentos

O que você leva

CONTEÚDO
Material aprofundado sobre o tema, curado pela nōvi, e entregue antes de cada sessão para otimizar o tempo de cada aula com a discussão dos principais conceitos.

EXPERIÊNCIAS
Encontros facilitados síncronos e assíncronos para aprofundar as discussões, experimentar na prática os conceitos trabalhados e compartilhar reflexões.

PESSOAS
Grupo de especialistas nacionais e internacionais que compartilharão suas experiências e apoiarão a transferência do aprendizado na formação para a prática.

REDE
Comunidade formada apenas por líderes organizacionais que têm interesse em transformar a aprendizagem corporativa de suas organizações e especialistas no assunto, selecionados cuidadosamente pela nōvi.

Agenda

As bases da cultura

_encontro 0 (06 out): nice to meet you
Uma excelente forma de potencializar o aprendizado é pela criação de comunidades. Esse é o objetivo principal do encontro zero: fazer um grande check-in do programa, promovendo integração e conexão entre os participantes. Além disso, organizaremos os Learning Pods com base em projetos e desafios comuns.

_encontro 1 (07 out): cultura de aprendizagem 101
Embora Cultura de Aprendizagem seja um assunto aparentemente novo, o tema já é discutido há décadas, em especial fora do Brasil. Nesse encontro, serão apresentados os principais conceitos, cases, teorias e autores.

_encontro 2 (14 out): novos tempos, novas organizações
A necessidade de se criar uma Cultura de Aprendizagem está vinculada, entre outras coisas, à reinvenção das organizações e ao surgimento de um novo perfil de profissional. Entender esses novos modelos e demandas é um passo fundamental rumo a uma Cultura de Aprendizagem.

_encontro 3 (21 out): outros olhares – etnografia, branding e ciências comportamentais
Para buscar novos caminhos, precisamos ampliar nosso olhar. Com esse intuito, nesse encontro ouviremos três especialistas em áreas cujas abordagens têm muito a contribuir para a criação de Culturas de Aprendizagem vibrantes: a Antropologia, a Comunicação e as Ciências Comportamentais.

_encontro 4 (28 out): do que é feita a cultura de aprendizagem?
Após entender o que é Cultura de Aprendizagem e qual a sua importância no momento atual, a próxima pergunta é: como influenciá-la? Nesse encontro, discutiremos algumas abordagens recentes e aprofundaremos a discussão a partir do assessment DLOQ – Dimensions of the Learning Organization Questionnaire.

A cultura em ação

_encontro 5 (4 nov): método nōvi – desenhando a cultura de aprendizagem desejada
Chegou a hora de apresentarmos o método nōvi – ou seja, a forma como temos atuado em nossos projetos de consultoria como referencial para a criação de projetos internos de Cultura de Aprendizagem. No primeiro encontro dedicado ao método, vamos mostrar como criar os valores da Cultura de Aprendizagem desejada.

_encontro 6 (11 nov): método nōvi: identificando tensões culturais
No segundo encontro dedicado ao método nōvi, o foco será na identificação de tensões culturais — ou seja, aquilo que impede sua organização de atingir a Cultura de Aprendizagem desejada.

_encontro 7 (18 nov): método nōvi: mapeando e criando iniciativas informais
Um dos elementos mais importantes de uma Cultura de Aprendizagem é a existência de iniciativas informais. No terceiro e último encontro dedicado à apresentação do nosso método, vamos entender como mapear e fortalecer iniciativas já existentes na organização, bem como propor novas iniciativas a partir da criação e experimentação de artefatos.

_encontro 8 (25 nov): comunidades e autodireção
A forma mais potente de promover uma Cultura de Aprendizagem é estimulando a autonomia em iniciativas de desenvolvimento. A criação de diferentes grupos autogeridos, como comunidades de prática, é fundamental para o sucesso dessa implementação.

_encontro 9 (2 dez): novos papéis e novas estruturas de t&d
Para criar áreas de desenvolvimento focadas em Cultura de Aprendizagem, precisamos fazer duas coisas: desmontar a máquina de produzir cursos que criamos nas Universidades Corporativas e desenvolver nos times capabilities que sejam mais adequadas para o novo momento. É sobre isso que falaremos neste encontro.

_encontro 10 (9 dez): encerramento
Após muito conteúdo e mão na massa, chegamos ao fim do nosso percurso juntos. Nesse encontro, compartilharemos aprendizados, planejaremos a etapa de aplicação e celebraremos a jornada.

Facilitadores

Anunciaremos outros nomes em breve.

Conrado Schlochauer

Empreendedor e ativista da aprendizagem. É fundador da nōvi – a lifewide learning company.

Mestre em Criatividade pela PUC-SP e Doutor em Psicologia da Aprendizagem pela USP, com foco em autodireção. Nos últimos trinta anos, tem se dedicado ao questionamento do modelo tradicional de educação corporativa e à proposição de novos métodos e olhares. Conrado é casado e pai de 3 crianças que o ajudam ainda mais a pensar e entender o processo de aprendizagem do ser humano.

José Renato Domingues

Conselheiro, executivo, investidor e empreendedor com experiência em empresas brasileiras e multinacionais.

Antes de ser Vice-Presidente Corporativo da CTG Brasil, liderou unidades de negócios, áreas funcionais corporativas e projetos no Brasil e no exterior em empresas como Grupo Tigre, Novelis e International Paper. É Engenheiro Químico pela Poli-USP e Administrador pela ESPM-SP, além de ter cursado programas executivos em escolas como MIT, LSE, Stanford, Harvard e Duke University.

Marcelle Xavier

Desenha experiências que permitem que pessoas e relacionamentos se desenvolvam em sua potência.

Fundadora do Instituto Amuta e idealizadora do projeto social de educação Amadorismo, realiza projetos que auxiliam organizações a se tornarem mais humanas e criativas. Desde 2014, atua como facilitadora, designer de experiências e criadora de comunidades e utiliza ferramentas como Teoria U, Design Thinking, Thinking Environment, Transition Design e Constelações Sistêmicas.

Carlos Mauro

Professor, pesquisador e fundador da CLOO - Behavioral Insights

Na CLOO - Behavioral Insights trabalha com empresas e governos na aplicação das Ciências Comportamentais em diversas áreas, como no estímulo ao comportamento pró-ambiental e a práticas de diversidade e inclusão. Com uma formação multidisciplinar que engloba os campos da Economia, Administração Pública e Filosofia ligada às Ciências Comportamentais, é pós-doutor pela Universidade do Porto e visiting scholar na Wharton School, da Universidade da Pensilvânia.

Claudio Thebas

Educador, escritor e fundamentalmente palhaço.

É idealizador de vários projetos de conexão humana e transformação social. Seus livros ultrapassam a marca de um milhão de exemplares vendidos em 4 países.

Alex Bretas

Escritor, palestrante e facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida.

Depois de completar uma pesquisa independente sobre aprendizado de adultos e publicar dois livros, Alex fundou vários projetos voltados para disseminar a cultura do aprender a aprender. Nesse processo, já trabalhou com empresas como Roche, Samsung, Natura e Serasa Experian e palestrou em eventos nacionais e internacionais no ITA, Unifesp, Unirio, Museu do Amanhã e Edtech Conference, além de ser speaker do TEDx.

Marina Galvão

Facilitadora e mestre em Direito Ambiental.

Após um período caminhando pelo ensino acadêmico científico, redirecionou sua trajetória para a co-criação de experiências livres de aprendizagem. Apaixonada por conexões interpessoais e facilitação, nos últimos anos esteve envolvida em projetos nas áreas de educação, meio ambiente, liderança, desenvolvimento pessoal e organizacional, resolução de conflitos e gestão comunidade.

Investimento

Preço Promocional

de R$ 8.240,00 por R$ 7.480,00

em até 8x

*5% do resultado será investido no pan, braço de pesquisa e inovação da nōvi

Sobre a novi

Primeira consultoria em Cultura de Aprendizagem no Brasil, que ajuda grandes organizações a se transformarem em verdadeiros espaços de desenvolvimento humano.

Seja parte de uma rede de aprendizado contínuo

Iremos selecionar 40 líderes, gestores e executivos de RH que queiram transformar a Cultura de Aprendizagem de suas organizações. Faça parte do processo de seleção!

INSCREVA-SE

Quer saber mais?
Envie um e-mail para ola@novi.cc

Todos os direitos reservados