
14.ABR a 30.JUN, 2022
A segunda edição
da formação pioneira em Cultura de Aprendizagem do Brasil
12 semanas | on-line e ao vivo
14.ABR a 30.JUN, 2022
12 semanas | on-line e ao vivo
Adquira o conhecimento, pratique com as ferramentas e aproveite das conexões necessárias para colocar o aprendizado no centro da sua organização. Quartas ou quintas entre 18h30 e 21h (consultar Agenda).
30h de encontros
trocas entre participantes
contato com especialistas
ferramentas do método nōvi
squads para experimentação
6h de mentoria em grupo
Num mundo em constante mudança, onde as organizações precisam (e precisarão cada vez mais) que seus colaboradores desempenhem funções para as quais não foram preparados, é necessário aprender o tempo todo e em todo lugar. Faça parte.
Não há como negar: quando pensamos na aprendizagem de adultos, as organizações desempenham um papel fundamental. Transformar a maneira como as pessoas se relacionam com a aprendizagem também passa por tornar as organizações espaços de desenvolvimento contínuo, ambientes fluidos que estimulem a autonomia e a troca constante entre os colaboradores, tanto no ambiente formal quanto no informal.
Líderes, gestores e executivos de RH que, dentro de suas organizações:
CONTEÚDO
Material aprofundado sobre o tema, curado pela nōvi, e entregue antes de cada sessão em formato de vídeo e artigos para otimizar o tempo de cada aula com a discussão dos principais conceitos.
EXPERIÊNCIAS
Encontros facilitados síncronos para aprofundar as discussões e compartilhar reflexões e desafios. Além disso, cada participante é convidado a formar um squad de experimentação dentro da sua organização.
PESSOAS
Grupo de especialistas nacionais e internacionais que compartilharão suas experiências e apoiarão a transferência do aprendizado na formação para a prática.
REDE
Networking com a comunidade CTRL > CLTR, formada apenas por especialistas no assunto e líderes organizacionais que têm interesse em transformar a aprendizagem corporativa de suas organizações.
Uma excelente forma de potencializar o aprendizado é pela criação de comunidades. Esse é o objetivo principal do encontro zero: fazer um grande check-in do programa, promovendo integração e conexão entre os participantes. Traremos clareza sobre a formação enquanto uma jornada autodirigida dentro de comunidade de aprendizes.
Embora Cultura de Aprendizagem seja um assunto aparentemente novo, o tema já é discutido há décadas, em especial fora do Brasil. Serão apresentados os principais conceitos e autores e o business case da cultura de aprendizagem.
O objetivo do nosso método é oferecer um horizonte para podermos ter conversas em comum. Só com uma forma estruturada de como e onde agir podemos aproveitar o convite para repensarmos a forma como promovemos aprendizado dentro das organizações.
O que de fato ajuda e o que atrapalha o processo de aprender em uma organização? Formar uma imagem de como está a cultura de aprendizagem atual é o começo para qualquer plano de ação estruturado.
O que é aprender na sua organização? É a narrativa que direciona como o aprendizado deve ser percebido dentro da empresa. A partir da co-construção dessa comunicação – e do uso da ciência comportamental – podemos fazer o design de intervenções eficientes.
Uma semana dedicada inteiramente à realização de práticas em relação a diagnóstico e narrativa com o squad de experimentação de cada participante. Além disso, serão oferecidas office hours (disponibilidade de Conrado Schlochauer e tutores para apoiar o processo) e uma masterclass sobre storytelling e branding, habilidades indispensáveis para essa fase do processo.
Chegou a hora de apresentarmos as intervenções do método nōvi – ou seja, os espaços dentro de uma organização em que podemos criar ações específicas para reforçar vetores positivos e/ou amenizar os negativos. O primeiro dos espaços é o papel da liderança, a principal força alavancadora da cultura de aprendizagem.
De que maneira os rituais de aprendizagem do dia-a-dia são utilizados e reconhecidos de maneira intencional como práticas de aprendizado? O aprendizado no ambiente de trabalho é um dos espaços mais eficazes de intervenção: afinal, cultura de aprendizagem age não apenas nas 20h de treinamento formais por ano, mas nas 2240h trabalhadas anualmente. O design de experiência é forte habilidade para aproveitar todo o aprendizado informal.
Mais uma semana dedicada à prática, com abertura também para benchmarking entre participantes sobre o que têm experimentado. Além disso, as office hours de apoio e uma masterclass sobre comunidades de aprendizagem.
A forma mais potente de promover uma Cultura de Aprendizagem é estimulando a autonomia em iniciativas de desenvolvimento. A criação de diferentes grupos autogeridos, como comunidades de prática, é fundamental para o sucesso dessa implementação. Apresentaremos também o case do Learning Sprint da nōvi.
Para criar áreas de desenvolvimento focadas em Cultura de Aprendizagem, precisamos fazer duas coisas: desmontar a máquina de produzir cursos que criamos nas Universidades Corporativas e desenvolver nos times capabilities que sejam mais adequadas para o novo momento. O T&D precisa estar pronto para se tornar invisível!
A última semana de prática e benchmarking para aplicar tudo que aprendemos sobre os primeiros passos e os espaços de intervenção. Para apoiar essa reta final, além de office hours e uma masterclass sobre agilidade.
Após muito conteúdo e mão na massa, chegamos ao fim do nosso percurso juntos. Nesse encontro, conversaremos sobre ecossistemas de aprendizagem e como estruturar a governança da área para entregar as intervenções propostas. Compartilharemos aprendizados e celebraremos a jornada!
Um mês e meio após as 12 semanas de formação, nos encontramos para trocar sobre o que conseguimos colocar em prática e os desafios que encontramos.
Para fazer parte da próxima turma do Academy, complete a pré-inscrição e entraremos em contato.
até dia 1º de abril
em até 8x
Clientes
Faça como mais de 40 organizações e aprenda como transformar sua organização em um espaço de desenvolvimento contínuo.