14.ABR a 30.JUN, 2022

A segunda edição
da formação pioneira em Cultura de Aprendizagem do Brasil

12 semanas | on-line e ao vivo

Aprenda a transformar sua organização em um espaço de desenvolvimento contínuo.

Adquira o conhecimento, pratique com as ferramentas e aproveite das conexões necessárias para colocar o aprendizado no centro da sua organização. Quintas entre 18h30 e 21h (consultar Agenda).

30h de encontros

trocas entre participantes

contato com especialistas

ferramentas do método nōvi

squads para experimentação

6h de mentoria em grupo

Cultura de Aprendizagem: o novo papel do T&D

Num mundo em constante mudança, onde as organizações precisam (e precisarão cada vez mais) que seus colaboradores desempenhem funções para as quais não foram preparados, é necessário aprender o tempo todo e em todo lugar. Faça parte.

O QUE É CULTURA DE APRENDIZAGEM

Não há como negar: quando pensamos na aprendizagem de adultos, as organizações desempenham um papel fundamental. Transformar a maneira como as pessoas se relacionam com a aprendizagem também passa por tornar as organizações espaços de desenvolvimento contínuo, ambientes fluidos que estimulem a autonomia e a troca constante entre os colaboradores, tanto no ambiente formal quanto no informal.

Pra gente, é nesse tipo de ambiente que a paixão pelo aprender consegue sobreviver. A isso damos o nome de cultura de aprendizagem.

Saiba mais ↗

PAra quem

Líderes, gestores e executivos de RH que, dentro de suas organizações:

  • sentem que o modelo atual de treinamento e desenvolvimento não responde a desafios reais
  • querem garantir que seus colaboradores sejam capazes de acompanhar o ritmo acelerado de mudança do mundo
  • desejam reter talentos
  • têm capacidade de tomada de decisão ou de implementar projetos de cultura de aprendizagem
  • querem se diferenciar como profissionais aptos a realizar processos de cultura de aprendizagem
O QUE VOCÊ LEVA

CONTEÚDO

Material aprofundado sobre o tema, curado pela nōvi, e entregue antes de cada sessão em formato de vídeo e artigos para otimizar o tempo de cada aula com a discussão dos principais conceitos.

EXPERIÊNCIAS

Encontros facilitados síncronos para aprofundar as discussões e compartilhar reflexões e desafios. Além disso, cada participante é convidado a formar um squad de experimentação dentro da sua organização.

PESSOAS

Grupo de especialistas nacionais e internacionais que compartilharão suas experiências e apoiarão a transferência do aprendizado na formação para a prática.

REDE

Networking com a comunidade CTRL > CLTR, formada apenas por especialistas no assunto e líderes organizacionais que têm interesse em transformar a aprendizagem corporativa de suas organizações.

AGENDA

↘ O que é uma cultura de aprendizagem madura e por que ela é importante para o negócio?

21 SET — encontro 1 boas-vindas

Uma excelente forma de potencializar o aprendizado é pela criação de comunidades. Esse é o objetivo principal do encontro zero: fazer um grande check-in do programa, promovendo integração e conexão entre os participantes. Traremos clareza sobre a formação enquanto uma jornada autodirigida dentro de comunidade de aprendizes.

22 SET — encontro 2 método nōvi

Por que cultura de aprendizagem? Apresentamos os principais conceitos e o business case dessa nova maneira de fazer educação corporativa. O objetivo do método nōvi é oferecer um horizonte para podermos ter conversas em comum e uma forma estruturada para começar e encaminhar transformações positivas no cenário de aprendizagem.

↘ Quais os primeiros passos para alcançar a cultura de aprendizagem desejada em organizações?

29 SET — encontro 3 narrativa

O que de fato ajuda e o que atrapalha o processo de aprender em uma organização? Formar uma imagem de como está a cultura de aprendizagem atual é o começo para qualquer plano de ação estruturado. Isso é feito ao mesmo tempo que escutamos as diversas respostas para “O que é aprender na sua organização?“. É essa narrativa que direciona como o aprendizado deve ser percebido dentro da empresa, e quais ações de comunicação e aprendizagem decorrem dela.

06 OUT — encontro 4 masterclass & mentoring

No espírito do Learning Sprint, tecnologia de aprendizagem desenvolvido pela nōvi, abrimos um campo fértil de trocas e benchmarking entre participantes para explicitar desafios que estão sendo enfrentados e colher as criativas possibilidades e soluções que emergem dessa inteligência coletiva.

↘ O que são intervenções e como posso realizá-las para acelerar o processo de cultura de aprendizagem organizacional?

13 OUT — encontro 5 papel do líder

Chegou a hora de apresentarmos as intervenções do método nōvi – ou seja, os espaços dentro de uma organização em que podemos criar ações específicas para reforçar vetores positivos e/ou amenizar os negativos. O primeiro dos espaços é o papel da liderança, a principal força alavancadora da cultura de aprendizagem.

20 OUT — encontro 6 workplace learning

De que maneira os rituais de aprendizagem do dia-a-dia são utilizados e reconhecidos de maneira intencional como práticas de aprendizado? O aprendizado no ambiente de trabalho é um dos espaços mais eficazes de intervenção: afinal, cultura de aprendizagem age não apenas nas 20h de treinamento formais por ano, mas nas 2240h trabalhadas anualmente. O design de experiência é forte habilidade para aproveitar todo o aprendizado informal.

27 OUT — encontro 7 masterclass & mentoring

Mantendo o pulso do Learning Sprint, tecnologia de aprendizagem desenvolvido pela nōvi, reabrimos um campo fértil de trocas e benchmarking entre participantes para explicitar desafios que estão sendo enfrentados — agora que começamos a explorar as primeiras áreas de intervenção — e colher as criativas possibilidades e soluções que emergem dessa inteligência coletiva.

03 NOV — encontro 8 autonomia

A forma mais potente de promover uma Cultura de Aprendizagem é estimulando a autonomia em iniciativas de desenvolvimento. A criação de diferentes grupos autogeridos, como comunidades de prática, é fundamental para o sucesso dessa implementação. Apresentaremos também o case do Learning Sprint da nōvi.

10 NOV — encontro 9 papel de T&D

Para criar áreas de desenvolvimento focadas em Cultura de Aprendizagem, precisamos fazer duas coisas: desmontar a máquina de produzir cursos que criamos nas Universidades Corporativas e desenvolver nos times capabilities que sejam mais adequadas para o novo momento. O T&D precisa estar pronto para se tornar invisível!

17 NOV — encontro 10 masterclass & mentoring

A última semana de prática e benchmarking para aplicar tudo que aprendemos sobre os primeiros passos e os espaços de intervenção. Para apoiar essa reta final, além de office hours e uma masterclass sobre agilidade.

↘ Como evidencio o que apliquei a partir do que aprendi?

24 NOV — encontro 11 encerramento

Após muito conteúdo e mão na massa, chegamos ao fim do nosso percurso juntos. Nesse encontro, conversaremos sobre ecossistemas de aprendizagem e como estruturar a governança da área para entregar as intervenções propostas. Compartilharemos aprendizados e celebraremos a jornada!

JAN — encontro 12 encontro extra

Um mês e meio após as 12 semanas de formação, nos encontramos para trocar sobre o que conseguimos colocar em prática e os desafios que encontramos.


HOST

Nothing found.

convidados

Anamaria Dorgo

Líder de comunidades na Butter e fundadora L&DShakers

Anamaria Dorgo combinou vários anos como BP de RH e gerente de T&D com sua paixão por construir comunidades. Seu trabalho une design de experiências de aprendizagem, comunidades de prática e aprendizado autodirigido. Ela desenha espaços onde pessoas de uma mesma tribo se conectam, trocam ideias, colaboram e aprendem umas com as outras. Atualmente é Líder de Comunidade na Butter e fundadora do L&D Shakers.

Alex Bretas

Escritor e Facilitador

Alex Bretas é escritor, palestrante e uma das principais referências em aprendizagem autodirigida e ao longo da vida no país. Depois de completar uma pesquisa sobre novas formas de aprendizagem e publicar diferentes livros sobre o assunto, como Doutorado informal e Core skills (do qual é coautor), Alex tem se dedicado a criar comunidades digitais e palestras em eventos no TEDx, ITA, Museu da Amanhã e outros.

Lavinia Mehedintu

Co-fundadora e Arquiteta de Aprendizagem Offbeat

Cofundadora e arquiteta de aprendizagem da Offbeat, Lavinia Mehedințu vem inovando na forma como profissionais de aprendizagem e desenvolvimento aprendem através de uma plataforma de aceleração de desenvolvimento profissional e também de sua curadoria semanal via newsletter, ambas dedicadas ao universo T&D. No Festival, ela traz os novos papéis do RH e as principais tendências em T&D.

Aaron Appleton

Learning Designer On Deck

Aaron Appleton lidera a área de learning design, ou desenho de aprendizagem, na On Deck para programas de startups. Trabalhou nos últimos anos como designer de aprendizagem para diversas organizações pioneiras em novas formas de aprender: desde a primeira escola gamificada do mundo, em Nova Iorque, até uma startup escalando uma rede de universidades modernas na África. Formado pela universidade de Harvard.

Christopher Lind

Host Podcast Learning Tech Talks

Christopher Lind é reconhecido globalmente como líder digital-first em aprendizagem e tecnologias no ambiente de trabalho. Construiu carreira na interseção entre performance de pessoas, operações de negócio e tecnologia. Fundador da Learning Sharks, host do podcast Learning Tech Talks e CLO (Chief Learning Officer) da ChenMed. É um marido devoto e pai de seis crianças.

Nina Bressler

Líder de Enterprise Capability Novartis

Nina Bressler acredita que aprendizado contínuo, liderança fundada na autonomia individual e curiosidade liberam os potenciais de organizações. A prática de visão sistêmica e colaboração que adquiriu ao atuar em grandes transições empresariais a permite hoje construir ambientes propícios à transformação em que o foco é em pessoas e culturas dentro da complexidade. Mora em Praga e ama ajudar a criar oportunidades para experimentar e evoluir.

Marilia Senne

Cultura Globo

Marília Senne iniciou sua carreira em projetos de transformação de RH, aprendizado que manteve vivo atuando em áreas corporativas de gestão de pessoas. Há dois anos, compõe o time que lidera a jornada de transformação cultural da Globo, mobilizando e empoderando lideranças e colaboradores a assumirem o protagonismo na construção da nova cultura.

Jack Camillo

Gerente de Desenvolvimento de pessoas iFood Brasil

Energia e determinação são palavras que contam mais sobre Jack Camillo. Ela é mulher, mãe de duas meninas lindas que são sua inspiração, negra e com 37 anos de vida. Tem mais de 19 anos de experiência em Recursos Humanos nas áreas de Desenvolvimento de pessoas e Business Partner em indústria, produtos e serviços, universidade, telecomunicação e tecnologia.

Carol Morita

Gerente de Desenvolvimento e Aprendizagem C&A

Carol Morita é uma eterna aprendiz do comportamento humano, além de psicóloga, coach formada pelo Ecosocial e fundadora do podcast “Descubra o seu talento”. No mundo corporativo atua há mais de 18 anos em Recursos Humanos em grandes empresas como SulAmérica e Ultragaz. Atualmente está à frente da área de desenvolvimento na C&A.

Srishti Sehgal

Learning Design Lead NextLeap

A designer e pesquisadora Srishti Sehgal se define como uma nerd do aprendizado. Ela atualmente lidera a equipe de design de aprendizagem da NextLeap, além de dirigir um boletim informativo chamado Learning Nerd’s Diary sobre como aprender e ensinar melhor.

Thais Pazini

Cultura Algar

Responsável pelo Programa de Evolução Cultural da Algar desde 2016, Thais Pazini enxerga o aprendizado autodirigido, social e informal como uma poderosa ferramenta de transformação dentro das empresas. Especialista em Cultura Corporativa e Arquitetura de Aprendizagem, ela defende que tanto a perenidade das organizações quanto a democratização do conhecimento são inseparáveis de uma cultura voltada para o aprendizado.

Rossana Bitello

Gerente de Desenvolvimento de pessoas Sicredi

Rossana é Gerente de Desenvolvimento de Pessoas no Sicredi, onde liderou a construção e implantação de um Ecossistema de Aprendizagem. Atua na área de Aprendizagem Corporativa há mais de 10 anos, com foco em temas como gestão de talentos, carreira e sucessão, atração e captação, gestão de desempenho e transformação organizacional e digital.

Carla Soutelinho

Lider de Aprendizagem Vale

Carla atua há mais de duas décadas na área de Recursos Humanos, já tendo passado por empresas dos segmentos de Logística, Seguros, Siderurgia e Mineração. Na Vale há 18 anos, hoje atua como líder de Aprendizagem, tendo como mais recente desafio reposicionar a área e apoiar a construção de uma Cultura de Aprendizagem forte. Carla é psicóloga, carioca, sagitariana, amante da natureza e mãe do Pedro e do Gabriel.

Camilla Morozini

Líder de Treinamento e Desenvolvimento Gerdau

Formada em Marketing, Camilla migrou para a área de Recursos Humanos em 2013. De lá para cá, trabalhou em grandes projetos de T&D, como a construção do Crotonville Rio, o primeiro Learning Center da GE na América Latina. Com passagens por organizações como Diversey e Vale, hoje lidera a construção da Academia de Líderes da Gerdau.

Illana Kern

Diretora de Gente | Am. Sul Ambev

Com mais de 10 anos de experiência, Illana Kern é a atual diretora de Atração e Desenvolvimento de Gente da América do Sul na Ambev. Formada em Relações Internacionais, iniciou sua carreira na organização em 2013, tendo passado por diversas unidades no Brasil. Hoje seu maior desafio profissional é alavancar as capabilities do grupo.

Moritz Ettl

Co-Founder and Managing Director Forever Day One

Moritz é parte da força-tarefa criada pelo governo alemão para lidar com o problema da escassez de competências. Ele é um rosto conhecido nos principais eventos corporativos europeus, dos quais participa ora como moderador, ora como palestrante. Cofundador da Forever Day One, Moritz cria experiências de aprendizado de ponta para empresas como Viessmann, VW e Hornbach.

Moisés Marques

Diretor | Inovação & estratégia de RH Coca-Cola

Com sólida experiência, acumulada na América Latina, Europa e EUA, Moisés Marques está acostumado a liderar equipes em ambientes complexos. Como executivo de RH, passou por diversas empresas multinacionais, como General Motors, Unilever, Mondelez, Kimberly Clark, Novo Nordisk e Coca Cola FEMSA.

Agustín Couto

Learning Specialist

Nos últimos 25 anos, Agustín Couto tem trabalhado na interseção entre pessoas e negócios lucrativos. Proficiente em traduzir estratégias empresariais em prioridades de desenvolvimento humano, criando e implementando soluções de aprendizagem de ponta, liderou programas de aprendizagem transformacionais para líderes e executivos de empresas Fortune 500, impulsionando a eficácia organizacional em todo o mundo.


pré-inscrição

As inscrições para o Ctrl > Cltr Academy 2022 encerraram, mas você pode registrar seu interesse para participar da próxima turma, em 2023.

até 14 de setembro

R$ 8.240,00

em até 8x

Quem faz

Primeira consultoria em Cultura de Aprendizagem no Brasil, que ajuda grandes organizações a se transformarem em verdadeiros espaços de desenvolvimento humano.

Clientes

Faça como mais de 40 organizações e aprenda como transformar sua organização em um espaço de desenvolvimento contínuo.