Aprendendo Juntos – a cultura de aprendizagema da Vale
Carla Soutelinho, líder global de aprendizagem da Vale, conversa com Conrado Schlochauer (novi) sobre o Aprendendo Juntos, novo mote da cultura de aprendizagem da mineradora multinacional brasileira.
Insights do vídeo
- Mudança mobilizada pela sobrecarga e exaustão geradas pela pandemia, que reverberou no tema treinamentos e na Valer (universidade corporativa) - gerou o programa Aprendendo Juntos.
- Na etapa de diagnóstico foi possível estruturar o Aprendendo Juntos como mote de transformação na aprendizagem, como uma possibilidade de cultura e reforço de comportamento.
- A Valer, que é uma referência de universidade corporativa, está sendo reorganizada. O modelo inicial era muito estruturado e tradicional. A dinâmica do negócio pediu uma descentralização e autonomia.
- A primeira ação dentro do plano de aprendizagem foi mapear os stakeholders, pessoas que mais estavam na autoria de soluções, para capacitar esse grupo e também os líderes dessas áreas.
- Estão equipando os atores e alinhando os atores dentro da narrativa de aprendizagem e do que significa aprender na Vale atualmente.
- Oficializaram o papel de Learning Partner para ter uma conexão com o negócio e as pessoas que exercem esse papel, além de cocriarem soluções de aprendizagem específicas, também têm a missão de coordenar localmente todos os influenciadores e profissionais que estão participando voluntariamente de ações de aprendizagem formal ou informal.