Autonomia e Ecossistemas de Aprendizagem

Rossana Bitello, líder da área de desenvolvimento de pessoas da Sicredi, conversa com Thais Pazini, líder do programa de evolução da cultura do grupo Algar, sobre ecossistemas de aprendizagem, contando cases de extremo valor realizados em suas empresas e que inspiram aprendizado.


Insights do vídeo
  1. "Percebemos que só o aprendizado formal e heterodirigido não seria suficiente, precisávamos de um aprendizado que nos gerasse soluções mais rápidas e com mais inovação. A aprendizagem precisava permear toda a organização."
  2. "A cocriação e a autonomia são bases para se lidar com o contexto de modelo de negócios e de diferentes realidades."
  3. "O nosso propósito é consolidar o mindset de aprendizagem, fomentando ambientes que estimulam o desenvolvimento, sendo uma organização que aprende continuamente e acelerando o Upskilling e o Reskilling."
  4. "Começamos nosso Ecossistema com premissas importantes relacionadas à nossa cultura e modelo de negócio. Ele é composto da interação de diversas partes, como as cooperativas com seus programas locais de aprendizagem, iniciativas sistêmicas, etc, causando uma interdependência de troca e colaboração."
  5. "Estimulamos o aprendizado formal, informal, heterodirigido e autodirigido, pois o conjunto de todos esses elementos interagindo entre si para fazer com que a organização aprenda o tempo todo, se adapte e responda aos seus desafios."