Como impulsionar a diversidade por meio da aprendizagem

Neste painel, Janice Burns (Degreed) e Jackeline Camillo (IFood) conversam sobre como a diversidade pode ser impulsionada pela cultura de aprendizagem.


Insights do vídeo
  1. (por Janice Burns) Fale sobre o futuro do ponto de vista do negócio e das pessoas – mentoria como método.
  2. Aprender é o futuro. Aprendizagem cria oportunidades para sobrevivermos e enfrentarmos o que está por vir, física e mentalmente.
  3. Elasticidade de carreira (ampliar portfólio de experiências na jornada profissional) = Durabilidade
  4. Como nós aprendemos? Por meio de: observação e leitura (conhecimento), escuta e contação histórias (perspectiva), tentativa e erro (reconhecem armadilhas), Prática e fazer (competência).
  5. Aprendizagem é um esporte comunitário – humanos aprendem em ambientes sociais.
  6. O papel do mentor: expertise, conhecimento institucional, bem-estar, criador de afinidades.
  7. Mentoria é um esporte relacional – habilidades e características necessárias: criar rapport, estabelecer confiança, escuta ativa e perguntas, autenticidade, reflexão.
  8. (por Jacke Camillo) PDI foi um catalisador para Jacke buscar um mentor em sua carreira no IFood.
  9. Programa de Mentoria IFood para desenvolvimento de pessoas negras, que contou com 57 mentores e 57 mentorados em 6 meses de jornada.
  10. Ao final do programa, 73% dos participantes afirmaram que a experiência atendeu ou superou as expectativas, 27% tiveram mérito após avaliação de desempenho e 26% receberam promoção.
  11. O mentor também é desenvolvido no programa.
  12. “A carreira é individual, não é do líder, nem da empresa. A carreira é minha, então preciso olhar essas oportunidades para pensar em como vou trilhar o meu aprendizado.”
  13. Como começar um programa de Mentoria em sua empresa? Para Jacke, o primeiro passo é desenhar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
  14. Já Janice aponta que é importante ter claro o propósito do programa de mentoria, pois há diferentes tipos de mentores para desenvolver habilidades funcionais, de liderança, de gerenciamento, bem-estar emocional e afinidade. Em seguida, definir quais serão as medidas do sucesso do programa.