Reflexão como método de aprendizado

Lavinia Mehedintu, líder de um espaço de aprendizagem contínua e learning designer, reflete e nos convida também a refletir sobre como aprendemos, desde a nossa compreensão até os métodos utilizados nessa aprendizagem.


Insights do vídeo
  1. "Quando você não está ativamente produzindo algo, mas sim está num estado relaxado e introspectivo, sua mente fica livre para pensar, fazer conexões e obter insights que podem não ter sido aparentes quando você estava ativamente fazendo, por isso essa auto-reflexão é importante."
  2. "Quando você reflete mais sobre as situações de aprendizagem pelas quais passou, sua mente se torna mais criativa e capaz de resolver problemas."
  3. "A profundidade da reflexão determina o nível de insights que você obtém a partir daquele momento, havendo 3 tipos de reflexão: o primeiro é a reflexão descritiva, que é o que aconteceu, é nessa reflexão dialógica que começamos a nos perguntar porque as coisas aconteceram de determinada maneira, estando relacionada ao 'Por quê?'. A segunda é a reflexão crítica, quando desafiamos nossas suposições, valores e crenças; ela está relacionada com o 'quando'. Por último há o foco da reflexão, trata-se da reflexão individual, basicamente o que estou sentindo, quais são meus pontos fortes, etc."
  4. "É importante pensarmos em conjunto numa organização sobre os erros que cometemos, pois essa reflexão em conjunto pode ser produtiva não só para admitir os erros, mas para encontrar melhores soluções."
  5. "Vivemos num mundo onde somos bombardeados o tempo todo por informações, então há muito conhecimento chegando em nossa mente. Por isso devemos dizer que gerenciar esse conhecimento é mais importante do que adquiri-lo, pois saber como usá-lo na prática é mais importante e é assim que adquirimos sabedoria"