Novos papéis da liderança
Conrado Schlochauer, fundador da nōvi e autor do best-seller Lifelong learners – o poder do aprendizado contínuo, destaca os novos papéis da liderança a partir da provocação “Ninguém desenvolve ninguém”.
Insights do vídeo
- Cultura de aprendizagem é a maneira como a gente se comporta dentro de uma comunidade em relação às práticas de educação e de aprendizagem a partir dos estímulos recebidos, trocados e compartilhados com todo mundo.
- 9 vetores impactam a cultura de aprendizagem: 4 deles estão fora da área de RH, que são Estratégia do Negócio, zeitgeist, Visão de Educação e Cultura Organizacional; os demais estão diretamente conectados ao espaço de intervenção do RH: narrativa de aprendizagem, educação corporativa, workplace learning, papel da liderança e aprendizagem autodirigido.
- Empresas com cultura de aprendizagem maduras têm melhores resultados financeiros, inovação e engajamento.
- Líderes são as principais alavancas para a cultura de aprendizagem.
- Mais da metade dos recursos de T&D vão para programas de liderança.
- Precisamos mudar a cartilha do T&D que repetimos há 40 anos.
- Se a gente quer protagonismo, os líderes precisam criar espaço para que as pessoas possam se desenvolver. Esse espaço envolve liberdade, exemplo e contexto. Para isso, a liderança precisa de um novo repertório, incluindo: ressignificar aprendizado; aprendizado = solução de problemas, inovar; aprendizado autodirigido (learning sprint cria o contexto para vivenciar a jornada de aprendizagem); desenvolver competências para a cultura de aprendizagem (confiança, mentalidade de crescimento, segurança psicológica); hackear o processo formal; fortalecer o workplace learning.