Transformando culturas: como criar um ambiente de aprendizagem colaborativo

Carol Morita, Gerente de Desenvolvimento e RH da C&A, e Débora Mioranzza, Vice-presidente de vendas da Degreed, contam como foi idealizar e implementar uma plataforma de aprendizagem exclusiva para a empresa que é uma das maiores redes de loja de departamento do Brasil.


Insights do vídeo
  1. C&A conta com 15 mil funcionários. As duas plataformas desenvolvidas para a C&A, uma para lojas e outra para os associados do escritório central, buscam capacitar os colaboradores para a autoliderança e o protagonismo em seu desenvolvimento de carreira.
  2. Maiores diferenciais da cultura de aprendizagem da C&A: dá acesso à informação (qualquer pessoa da empresa pode ter acesso aos conteúdos e se desenvolver); agilidade e adaptabilidade (no início da pandemia, capacitaram rapidamente a equipe de vendas a atuar pelo whatsapp e hoje a venda é 50% por essa plataforma).
  3. "Atenção é o novo petróleo do mundo. (...) Precisamos pensar como conseguimos a atenção das pessoas." (Carol Morita).
  4. C&A contratou consultoria linguistica para adaptar a linguagem e simplificar a mensagem, saindo da linguagem do RH.
  5. "O RH de sucesso é aquele que entende que está ali para atender um cliente interno." (Débora Mioranzza)
  6. "Como engajo o público? Não é mais somente o formato do conteúdo, é a forma como você entrega, a forma como convida para sua festa..." (Débora Mioranzza)
  7. Cada vez mais vai ser difícil achar as pessoas prontas para determinados cargos, daí a importância de as empresas focarem no aprendizado ao longo da vida e no desenvolvimento de sua cultura de aprendizagem.
  8. Carol Morita termina sua fala destacando as hard skills e as human skills. Não é soft, queremos desenvolver habilidades humanas", incluindo as questões técnicas e comportamentais.