Modern Workplace Learning
Jane Hart é fundadora do Centre for Learning & Performance Technologies, uma das referências mais relevantes sobre tendências, tecnologias e recursos de aprendizagem. Em sua palestra, ela compartilha alguns achados de suas pesquisas sobre como as pessoas aprendem hoje e como isso impacta a aprendizagem no ambiente de trabalho.
Insights do vídeo
- “A aprendizagem é uma atividade muito ampla. Aprendemos de várias maneiras diferentes, dentro e fora da organização. O líder de hoje deve estar mais focado em facilitar e habilitar essas novas formas de aprendizagem do que apenas criar, entregar e gerenciar as velhas formas de treinamento.”
- O que é aprendizagem? Na definição tradicional é adquirir conhecimentos e habilidades através do estudo, da experiência ou de ser ensinado por alguém. Na abordagem moderna de aprendizagem no ambiente de trabalho, Jane sugere formas de aprender (4Ds) e indica a porcentagem de como as pessoas afirmam aprender mais, de acordo com dados de sua pesquisa:
- Didática (treinamento, aprendizagem formal) – 14%; Descoberta (aprendizagem informal, pesquisas, estudos próprios) – 34%; Discurso (interação com outras pessoas, aprendizagem social) – 21%; Dia a dia do trabalho (“doing” – fazer; aprendizagem pela experiência) – 31%.
- Se os dados apontam que é pela descoberta e pelo dia a dia do trabalho que as pessoas aprendem mais, com mais frequência e com percepção de maior entrega de valor, por que as equipes de T&D ainda se concentram mais em atividades tradicionais e treinamentos (didática)? É preciso criar uma nova cultura, um novo mindset.
- Princípios da Aprendizagem Moderna no Ambiente de trabalho: Funcionários são trabalhadores antes de serem aprendizes; aprendizagem não é um produto; não pode ser usada ou desenhada como algo certo ou gerenciável; todas as formas de aprendizagem no trabalho precisam ser permitidas e apoiadas.