Uma organização que aprende tudo

Illana Kern, Diretora de People Design da Ambev América do Sul, apresenta a jornada da evolução cultural e de capabilities da empresa que faz parte da maior cervejaria do mundo, contando com mais de 35 mil funcionários no Brasil. A palestra foca no modo como a empresa conduziu seu plano de upskilling & reskilling.


Insights do vídeo
  1. Em 2019, a Ambev começou a mudança de posicionamento de uma empresa que sabe tudo para uma empresa que aprende tudo, através do trabalho feito em parceria com Conrado Schlochauer.
  2. Em 2020, a Universidade Corporativa foi remodelada, saindo de um modelo mais formal para a plataforma de aprendizagem Ambev On, com novas formas de aprender.
  3. Começam a impactar o ecossistema em 2021, lançam canais de comunicação diversos, como instagram, canal no youtube e o podcast Café no Corre para compartilhar conteúdos de alta qualidade.
  4. Foco em Habilidades do Futuro a partir de 2022 a partir de três blocos: buy (escopo para comprar capabilities do mercado), build (reskilling & upskilling dentro da organização), bind (como fazer o match entre os talentos e as posições através de dados).
  5. Quais capabilities priorizar para construir um plano adequado de reskilling & upskilling? Investigaram três pilares para isso: benchmarks (com empresas como Amazon, Starbucks, 3M, Natura, Nike, entre outras), contato com especialistas e fontes de referência e tendências relevantes, escuta do Vice-presidentes e presidente.
  6. A partir da pesquisa, mapearam oportunidades para a área de L&D em 2023: clusters de treinamento, formas de aprendizagem, símbolos e rituais, papéis e responsabilidades, ecossistema de aprendizagem.
  7. Identificaram 4 níveis de capabilities: functional capabilities, leadership capabilities, enterprise capabilities, future capabilities.
  8. Learning Matrix: organiza iniciativas nas frentes: formal/informal; necessário/voluntário.
  9. Próximos passos da Ambev: medição de NPS e Engagement, Skills Assessments (assessments de taxonomia), Behavioral changes (como mudar comportamento após o treinamento), Desired Outcomes.